Colesterol e Triglicerídeos

Causas do aumento do colesterol e triglicerídeos: alimentação inadequada, sedentarismo e algumas doenças, genéticas ou não genéticas, podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças.

Complicações do aumento de colesterol e triglicerídeos: a elevação dos triglicerídeos pode aumentar o risco de pancreatite e a elevação do colesterol, principalmente, aumenta risco de doenças cardiovasculares (infarto do miocárdico, acidente vascular cerebral e outros).

O tratamento adequado reduz a probabilidade destas complicações, proporcionando melhor qualidade de vida.

Diabetes

Avaliação metabólica precoce e orientação adequada podem evitar o aparecimento e evolução de doenças e suas complicações. Entre estas doenças, está o diabetes. Muitas vezes, o diabetes se apresenta como uma doença silenciosa que apenas se manifesta quando sérias consequências a saúde já ocorreram. Os sintomas mais comuns são sede em excesso, urina em grande quantidade e perde peso. Avaliação médica regular permite o diagnóstico precoce e em momento oportuno para se alcançar melhores resultados.

Distúrbios da Menstruação

Alterações do ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem estar relacionado a problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.

Doenças da Glândula Suprarrenal

A glândula suprarrenal é responsável pela produção de hormônios essenciais a vida, como o cortisol. Além deste, também produz hormônios que controlam a pressão arterial e androgênios. Estrias avermelhadas na pele, pêlos em excesso, oscilações da pressão arterial, aumento do peso, puberdade precoce e o escurecimento da pele podem ser sinais relacionados a problemas na glândula suprarrenal.

Doenças da Hipófise

A hipófise é responsável pela produção de hormônios que estimulam e regulam diversas glândulas em nosso corpo. Tumores da hipófise podem acarretar lactação fora do período de amamentação, mudanças faciais, aumento do tamanho dos pés, dor de cabeça e distúrbios da visão.

Hormônios Masculinos

Mulheres com excesso de pêlos na face, grande quantidade de acne ou aumento da musculatura podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.

Obesidade

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo e está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, esteatose hepática, doenças oesteoarticulares e aumento da pressão arterial e do colesterol. O tratamento adequado evita diversas complicações.

Osteoporose

Trata-se de uma doença endócrina. O osso frágil aumenta o risco de fraturas. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo.

Tireoide

A tireoide é uma glândula que está localizada na parte anterior do pescoço e produz hormônios que regulam o metabolismo de importantes órgãos do nosso corpo, como do coração, cérebro, fígado, rins e outros. Os principais hormônios produzidos por ela são o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina). Aumento de volume do pescoço, coração acelerado, nervosismo, insônia, alterações no ritmo intestinal, queda de cabelo, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem sugerir distúrbios da tireoide.

Andropausa

Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Isto pode implicar em cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual. Em alguns casos há necessidade de reposição hormonal.