Tireoide:

• Hipertireoidismo
• Disfunção tireoidiana e gestação
• Nódulos de tireoide

A tireoide é uma glândula que está localizada na parte anterior do pescoço e produz hormônios que regulam o metabolismo de importantes órgãos do nosso corpo, como do coração, cérebro, fígado, rins e outros. Os principais hormônios produzidos por ela são o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).Quando a tireoide não funciona de maneira correta, ela pode liberar hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso, o que é conhecido como hipotireoidismo e hipertireoidismo, respectivamente. Nas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, provocando o que se denomina de bócio.

O que é Hipertireoidismo: é a produção ou liberação excessiva de hormônios tireoidianos.

• Sintomas do Hipertireoidismo: perda de peso, aumento do apetite, coração acelerado, diarreia, agitação, nervosismo, ansiedade e insônia. Alguns casos podem evoluir com arritmia cardíaca e alteração ocular.

O que é Hipotireoidismo: é a redução da produção ou da ação dos hormônios da tireoide.

• Sintomas do Hipotireoidismo: déficit de memória, sonolência, cansaço excessivo, indisposição, obstipação, queda de cabelo, pele ressecada e fria, dores musculares e articulares, anemia, aumento do colesterol, retenção de líquido, aumento de peso e depressão. Muitas vezes estes achados são discretos ou não estão presentes, sendo o diagnóstico realizado com avaliação laboratorial de rotina.

Hipotireoidismo engorda?

Pode haver ganho de peso em pacientes descompensados, porém geralmente é modesto e se deve à retenção de líquido.

Hipotireoidismo tem tratamento?

Sim. O tratamento é feito com reposição hormonal, o que geralmente melhora os sintomas associados a doença. O seguimento com o endocrinologista é importante para ajuste de doses.

Quem tem hipotireoidismo pode engravidar?

Mulheres com hipotireoidismo podem engravidar, porém é recomendável que os hormônios tireoidianos estejam ajustados por pelo menos 3 meses antes da gestação.

Quais os cuidados necessários que mulheres com hipotireoidismo precisam ter durante a Gestação?

Ao engravidar é necessário comunicar imediatamente o seu endocrinologista, pois ajuste de dose geralmente se faz necessário, tanto no momento do diagnóstico como no seguimento da gestação e nos primeiros meses pós-parto. O tratamento adequado das disfunções tireoidianas reduz o risco de complicações fetais e neonatais.

Repercussões do hipotireoidismo descompensado na gestação:

• Maternas: anemia, pré-eclâmpsia, placenta prévia e hemorragia pós-parto.
• Fetais: aborto, prematuridade, baixo peso ao nascer.

Repercussões do hipertireoidismo descompensado na gestação:

• Maternas: abortos, insuficiência cardíaca, descolamento de placenta, crise tireotóxica, parto prematuro, aumento da pressão arterial.
• Fetais: prematuridade, restrição de crescimento fetal, alterações tireoidianas fetais ao nascer.

Hipotireoidismo Neonatal

Talgumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectar é necessário realizar o Teste do Pezinho nos primeiros dias de vida do bebê.

Nódulo de tireoide:

Nódulo de tireoide é um achado clínico comum, cuja prevalência na população pode chegar a 7% à palpação e 30-50% à ultrassonografia. Os nódulos de tireoide podem ser únicos ou múltiplos, benignos ou malignos, produtores de hormônio ou não. A maioria dos nódulos tireoidianos são benignos e não produzem hormônios. Porém, ao identificar o nódulo, o endocrinologista deve avaliar o risco do mesmo.